Lojinha

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Moradores do Jardim

Normalmente as pessoas, ao pensarem num jardim, lembram somente das flores. E plantam...
Foto 01: Copos-de-leite apontando caminhos... Foto 02: Mimos-de-vênus, mandalas de energia viva... Foto 03: Rosas, que podem congelar em noite de inverno gaúcho...Foto 04: Gazâneas, tão alegres quanto sóis quando raia a manhã... Foto 05: Violetas, delicadas e singelas...

Foto 06: Falsos-cardamomos, róseos e acomodados...

Foto 07: Jasmins-manga, atraentes e perfumados.

Porém, nem só de flores é composto um jardim. Por ser um ambiente vivo e dinâmico, mesmo sem convite chegam vários seres para habitá-lo e desfrutá-lo conosco.
A princípio, vem sorrateiros sob a forma de micro-ovinhos:
Foto 08: Ovos de mariposa em folha de coqueiro
Foto 09: Ovos de borboleta em folha de bardana.
Foto 10: Cápsulas não identificadas em fruto de phisalis.

Há outros ovos, maiores, cujos proprietários também são bem maiores. Esses pertencem aos pássaros, seres cuja presença no jardim é mais bem vinda pela maioria das pessoas:

Foto 11: Niinho de sabiá-da-praia (Mimus gilvus), construído num arbusto espinhoso.

As aves, voando livres, emprestam cor e movimento ao jardim, além de alegrá-lo com suas vocalizações e sua presença encantadora e tímida.
Foto 12: Algumas espécies de flores são iscas vivas para essas aves que, como diz Dalgas Frisch, são beija-flores e não beija-garrafas. A Floricultura Alma Terra pode orientar sobre as plantas atraentes para eles.
Foto 13: O príncipe (Pyrocephalus rubinus) é um lindo morador temporário, visitando o jardim na primavera e verão e migrando no inverno. Este está um pouco “desalinhado” porque tomava um banho de chuva nesse momento.
Foto 14: A tesoura (Tyrannus savana) também chega na primavera, ostentando sua longa cauda.
Foto 15: As plantas estimulam encontros “calientes”...
Foto 16: Ou outros, mais comedidos e discretos, porém tão bonitos quanto aqueles.

Foto 17: As minúsculas joaninhas escrevem mini poemas nas flores.

Foto 18: Mas os caracóis, com seu apetite voraz, às vezes precisam ser controlados.

Foto 19: Já as rãs e sapinhos, aproveitando a umidade do jardim, auxiliam controlando alguns insetos. Nem pensar em matá-los!

E os ovos do princípio não foram esquecidos. Adivinhem o que nasceu!
Foto 20: Uma lagarta com uma estranha “cabeleira”...
Foto 21: E outra, blue, blanc e rouge, que parece homenagear a França!

Claro que, por serem peludas e com cores tão vibrantes, não devem ser tocadas, pois podem causar irritações ou outros sintomas. Porém, também não é o caso de matá-las. Sem lagartas não teremos depois as borboletas, momentos alados de magia percorrendo o jardim.
Foto 22: Já outras lagartas, quase lisinhas, não oferecem risco algum, mesmo para mãozinhas infantis.

Foto 23: Para quem não as conhece bem, basta apenas manter distância.

Há outros visitantes, esses normalmente causando pânico quando de sua chegada ao jardim. No entanto, a melhor proteção é não ter medo, afastar-se e ignorá-los, que, assim como chegaram irão embora. A natureza retribui amorosamente a todos que procuram viver em harmonia com seus pequeninos seres.
Foto 24: Pequenas cobras também podem aproximar-se do nosso jardim.

“Tudo que fere a Terra fere também os filhos da Terra”, palavras de 1855, atribuídas ao cacique Seatle, que são mais atuais do que nunca.
Neste novo milênio, perceber que a teia da vida é composta por múltiplos pontos, e que uns são tão importantes quanto os outros, talvez seja a maior credencial que teremos para continuar no planeta.
Em paz com a natureza, resta escolher um canto tranquilo, armar a rede e apreciar o jardim, dando boas vindas a todos os pequenos seres que nos honrarem com sua presença.

Graziela Terra

Um comentário: